top of page
logo branco.png

O otimismo na obra - Instituto Hawkins e Star Trek

Atualizado: 21 de jun. de 2023

“Espaço…a fronteira final…infinito…silencioso… à espera. Essa é a história da nave espacial unida Enterprise…sua missão…cinco anos de patrulhamento da galáxia…para buscar e fazer contato com vida alienígena…para explorar…viajar pela vasta galáxia onde nenhum homem jamais esteve…uma JORNADA NAS ESTRELAS.”


Esta é a icônica introdução da série clássica do Star Trek, duas gerações anteriores ao meu próprio nascimento e, mesmo assim, uma das minhas maiores inspirações para o livro Instituto Hawkins e as Anomalias do Tempo.


Fernando Couto de Magalhães no lançamento do livro: Instituto Hawkins e as Anomalias do Tempo
Fernando Couto de Magalhães no lançamento do livro: Instituto Hawkins e as Anomalias do Tempo

Apesar de não se tratar de um ópera espacial, Instituto Hawkins é uma aventura de ficção científica que explora, com entusiasmo, diferentes eras pré-históricas, muito mais próxima do Mundo Perdido de Conan Doyle do que de Star Trek. Mas o que torna Star Trek uma das principais inspirações para o livro? A resposta é simples e pode ser dada em apenas uma palavra: OTIMISMO!


A ficção científica costuma trazer futuros distópicos sobre a humanidade, Orwell é o mais icônico deles com 1984. E não é por menos! É fácil compreender por que a ficção científica tem tanta preocupação com o nosso futuro e está tão pessimista, afinal é difícil ter fé no futuro da espécie humana. Contudo, não é o caso para Star Trek. Na série temos uma visão otimista e alegre sobre o futuro da humanidade, não há limites para a nossa capacidade técnica e intelectual, algo que eu (Fernando) tenho sentido muito falta na ficção científica.


Apesar de existirem algumas alfinetadas sociais no Instituto Hawkins, no geral ele é uma obra leve, otimista e dinâmica. Um livro para ler quando você quer descansar e curtir uma ótima aventura, cheia de personagens, intrigas e mistérios. Não é por menos que o principal feedback que recebo nas avaliações do livro diz o quão rápido os leitores devoraram o livro, apesar de uma obra de mais de 300 páginas.


Convido todos vocês a embarcarem nesta aventura!




SINOPSE


O corpo de um homem Neandertal é encontrado em perfeitas condições perto da cidade de Roma. O paleoantropólogo Charles Capucci e a primatóloga Marjory Souza são convocados por Dr. Hawkins, um renomado paleontólogo inglês, para investigar o caso. Com os recursos do tecnológico e mundialmente conhecido Instituto Hawkins, a equipe terá que desvendar os mistérios por trás dos aparecimentos de diferentes animais pré-históricos pelo mundo. De dinossauros a insetos gigantes de 300.000.000 de anos. Juntos, os cientistas do Instituto terão que viver uma aventura que rompe os limites do espaço-tempo e evitar uma catástrofe ambiental.

Fernando Couto de Magalhães no lançamento do livro: Instituto Hawkins e as Anomalias do Tempo
Fernando Couto de Magalhães no lançamento do livro: Instituto Hawkins e as Anomalias do Tempo

"Uma perspectiva singular sobre nossa existência."

André Nemésio. Zoólogo e autor do livro Crônicas do Cretáceo.


"Um relato do mundo arqueológico que reúne o presente com o passado e cria o futuro."

Klaus Peter Hilbert. Arqueólogo e professor da PUC-RS.


"Fernando é um ser humano fora do comum! Leveza, inteligência e carisma exalam de sua essência tão envolvente!"

Adriana Freitas. Historiadora e professora.


"Leve e empolgante! Perfeito para introduzir jovens e leigos aos temas científicos abordados no livro."

Marcelo Wysling. Biólogo.





31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page